terça-feira, 19 de junho de 2012

Porque eu não posto sobre Fashion Weeks




Eu acompanho tudo que rola nas Fashions Weeks brasileiras, bem como na francesa, mas nunca posto sobre elas.
Em primeiro lugar, não posto porque sei que muitos blogs vão falar sobre elas, dos melhores aos piores blogs. Acho que quem vem até o Gosto disto! já chega lá saturada de informações. Um post meu seria só mais um perdido entre milhares.
Estou longe de ter a notícia em primeira mão como é o caso da Glorinha Kalil ou da Costanza Pascolato, então fico como locutor de futebol que narra o jogo assistindo pela TV, sem estar realmente no campo. Por mais que tente passar o melhor, meu melhor vai ser menor do que o das profissionais da área que estão acompanhando o evento ao vivo.
Em segundo lugar, se eu fosse falar sobre Fashion Weeks brasileiras, eu teria que falar a verdade, e a verdade é que a nossa moda não existe, existe sim uma cópia requentada da estação passada do hemisfério norte. A moda brasileira está crua e falta muito para que seja chamada de moda.
Você vai dizer, mas é que estamos no começo, ainda falta ganhar personalidade. Bem, os estilistas belgas também eram iniciantes e deles surgiu Dries Van Noten.
Acho as peças de alguns estilistas brasileiros interessantes, uso algumas, mas dizer que tenham uma personalidade própria, que sejam criativas, isto vai longe da nossa realidade.
Vejo as nossas Fashion Weeks como algo bem comercial (todas são, mas a nossa é isto) e acompanho, não apenas para me manter atualizada, mas também esperançosa que mais hora menos hora vamos ver surgir um talento real, pois estou cheia de ver Alexander McQueen transformado em Herchcovitch como se fosse novidade, ver a coleção do Armani copiada, barateada e depois colocada em nossas passarelas como se fosse de nossas grifes. Não vi uma coleção que tenha entrado na passarela que não tenha o ranço das coleções gringas.
Acho até válido copiar, ainda mais quando isto se dá em moda, mas quando você faz uma cópia exata, você cai na réplica, e réplicas são para serem vendidas em Shopping Ching Ling. Se você faz uma cópia barata, você cai no fake, e fake é para ser vendido no camelô. Quando você copia e apura a cópia, colocando o seu gênio em cima, você começa a criar, e isto está longe de acontecer aqui no Brasil. O duro é que as cópias por aqui ganham preços exorbitantes e são vendidas como grifes!!! Por favor, me poupe! Se eu tenho dinheiro para comprar esta modinha requentada, eu pego um avião e compro o original pelo mesmo preço, ou até mesmo mais barato nas Galerias Lafayette.
Você deve estar pensando que estou falando por inveja, vez que não fui à SPFW. Não fui por absoluta falta de tempo, mas gostaria sim de ter ido, e acho que gostaria do que veria por lá. Desta vez a tia Betty tinha dois convites! (tô ficando chique). Entre gostar do que veria, e considerar que estava vendo moda brasileira na sua essência, vai uma grande distância. Espero estar lá na próxima SPFW e voltar aqui confessando humildemente que estava errada.


57 comentários:

  1. Oi Betty!
    Vou começar comentando essa frase:
    "Um post meu seria só mais um perdido entre milhares." Ahhh não pense assim... mesmo que todos postem sobre o mesmo assunto, os posts jamais serão iguais. Cada um tem a sua opinião, cada um tem o seu estilo de postar, e isso é que é bacana na blogosfera... e viva a diversidade! Eu particularmente não me importo com isso:)
    Eu não costumo postar sobre as semanas de moda do Brasil porque não acompanho, e não sou nenhuma entendida no assunto:) Vejo alguma coisa nos blogs amigos, comento, e se tem um look que me interessa eu posto, mas isso raramente acontece... Lembro de ter feito isso uma vez:) Posto sempre sobre as "fashion weeks gringas", pois algumas coleções me encantam e eu não resisto, corro pra postar as imagens dos detalhes e os milhares de looks que me inspiram;)
    Beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liduh,
      Eu passeio por muitos blogs: blogs grande, plogs pequenos, blogs de iniciantes, blogs de veteranas, de profissionais... Posts sobre FW brasileiras variam muito pouco! A moda aqui já é requentada e os posts mais ainda.
      Eu não gosto de empapuçar as minhas leitoras com notícias repetidas.
      Tb não resisto e acabo colocando algo da FW Paris, mas daí a coisa é outra. A Paris FW é muito boa, é ótima, bem diferente do que vemos por aqui.
      xoxo

      Excluir
  2. O duro é que as cópias por aqui ganham preços exorbitantes e são vendidas como grifes!!! Por favor, me poupe! Se eu tenho dinheiro para comprar esta modinha requentada, eu pego um avião e compro o original pelo mesmo preço, ou até mesmo mais barato nas Galerias Lafayette.
    -----------------------------
    Falou a mais oura verdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é que é verdade? Uma triste verdade... Gostaria que não fosse assim.

      Excluir
    2. curti tudo que disse e assino, vc está certa, às vezes posto fotos do acho legal, mas é uma triste verdade.

      Excluir
  3. Betty, podem até te criticaram, mas o fato de não ficar em cima do muro, e falar o que pensa, fortalece mais a sua personalidade de uma pessoa séria e que pode até errar, porém tentando acertar... Também acho tudo comercial, até os trabalhos artesanais que de vez em quando aparece em alta, fico em dúvida se os artesãos estão recebendo o devido valor ou estão sendo usados...

    Tenha um dia luz!

    Beijãoooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia,
      Eu não posso afirmar se pagam o preço justo aos artesão brasileiros, mas qdo vejo moda inserindo artesanato, sempre fico me perguntando se estão "explorando o artesanato ou se estão explorando o artesão"???
      Como eu faço algumas peças, sei que é um processo caro e trabalhoso, mas a maioria das pessoas vê como algo menor! Não é!
      Acho que uma peça de artesanato em um look, tira o look do lugar comum e o lança para uma esfera de especial, de único.
      Sabe que isto dá um post?!? Artesanato e moda...
      xoxo

      Excluir
  4. Olá Betty.
    Eu não costumo fazer posts das semanas de moda, porque prefiro depois ir fazendo posts sobre as colecções que mais gosto e sobre os estilistas que acho interessantes, durante a própria estação. No entanto vou acompanhando as novidades em alguns blogs que sigo. Curiosamente acho que nunca fiz um post sobre criadores brasileiros e tenho que pesquisar sobre o assunto. Gostava de assistir aos desfiles na semana de moda aqui no Porto, por curiosidade. Já assisti a desfiles fora das semanas de moda, de uma loja em que era cliente e gostei muito. Pode ser que venha a ter oportunidade no futuro.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena,
      Com certeza vc terá oportunidade de assistir.
      Tb prefiro trabalhar com estilistas fracionados em posts individuais, pois fica bem menos cansativo e dá maior visibilidade ao trabalho do estilista.
      Vc tem feito um trabalho ótimo com os estilistas portugueses. Parabéns!

      Excluir
    2. Obrigado pelo elogio Betty. Gosto muito de falar da moda Portuguesa.

      Excluir
  5. Oi Betty
    Em se tratando deste assunto de fashion weeks sou nua e crua, não entendo de moda pra fazer post, até por que este assunto de desfiles me cansam um pouco e me dá uma certa preguiça em ficar lendo e relendo em vários blogs.
    Adoro a moda que você fala no seu blog, montando looks, produções, isto é que é interessante, é mais a nossa cara brasileira, é mais real e ao alcance da maioria.
    Beijo e bom dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa,
      Eu procuro postar o que eu usaria, o minha filha usaria, ou minha enteada. Procuro postar o que tenho mais próximo, não adianta viajar por castelos que se situem na estratosfera, embora ás vezes eu não resista e mostre um tantinho da moda internacional para que a gente possa sonhar tb.

      Excluir
  6. Tb não posto pelos mesmos motivos.
    Já falei muito sobre fashion weeks, mas acaba sempre saindo mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Betty,

    eu não entendo muito de moda, estou aprendendo aqui com as amigas blogueiras. O que eu posso dizer com propriedade é que não gosto muito desses fashions week, nem bem acaba um já chega outro, e acaba ocupando os posts o que me deixa triste. Ainda bem que você não posta sobre eles.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  8. Betty,adoro sua sinceridade,falou pouco e disse muito!!
    Abraço^^

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo, absolutamente tudo, que escreveu e assino embaixo! Também não posto sobre Fashion Weeks por causa disso! Moda brasileira NÃO existe! Beijo!

    http://www.denimfever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helo,
      eu pensei que estava sozinha neste posicionamento, mas pelo jeito tem mais gente, como vc, vendo a mesma coisa!

      Excluir
  10. Gostei muito do post!!

    Beijos

    http://jessicafazzio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Certissimo!È apenas um teatrinho p vender caro!bjns

    ResponderExcluir
  12. Oi Betty!
    Não entendo muito de moda, mas acho que é por aí, como você falou. E tem os que denomino pseudo-comerciais, meu Deus quem usa aquelas peças!!!rss
    Beijinhos e um lindo dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria,
      Sabe que caberia um post sobre isto. Muitas peças são colocadas nos desfiles para lançar tendências, mas não para vender.

      Excluir
  13. Olá.
    Gostei muito de seu blog, interessante, organizado e bem escrito.
    Parabéns
    Até mais

    ResponderExcluir
  14. Olá. Boa tarde!
    Te achai no de uma amiga e vim conhecer,
    Gostei muito, já estou seguindo, achei o texto bem interessante, recomendei no google.
    Tem Twitter? Se tiver me segue lá que sigo de volta.
    Beijos.
    Até.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elen,
      Se vc quiser que eu siga seu blog, por favor, me visite no GD, este aqui é só um blog de debates.

      Excluir
  15. Concordo e acho que o legal de ver essas postagens em blogs de profissionais da moda é a interpretação e informação que não temos sobre cada peça, sobre a ideia do estilista... isso sim enriquece o post, mas como a maioria não é expert em moda para poder avaliar, o que vemos são apenas repetições de fotos, fora de contexto e aí fica no "gostei e não gostei". Como vc já sabe eu gosto de conteúdo, gosto de saber o por que das escolhas das cores, sobre a tecnologia nos tecidos, comparações com as coleções passadas, tudo isso diferencia e torna um post sobre o assunto interessante, eu jamais poderia falar sobre isso por falta de conhecimento, rs. Sou consumidora e apreciadora de moda apenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até tenho um pouco de conhecimento, mas meu conhecimento tem a profundidade de um pires perto de uma Glorinha Kalil, por ex..

      Excluir
  16. Concordo plenamente amiga , estar lá é bem diferente!!! Algumas vezes coloco alguns lançamentos , mais a matéria mesmo , é que nem vc falouuuuuuuu , vai ser mais um dos milhares que vão falar a mesma coisa !!!

    ResponderExcluir
  17. Oiii Betty, eu posto pouco sobre Fashion Weeks, como sou "comercial" posto apenas das marcas que me pagam, (praticamente sem opinião, somente com informação de moda, mas isso porque meu blog é assim mesmo), mas eu gosto de ir nas semanas de moda e ver o que se está usando pelos corredores, e na passarela amo moda conceitual, justamente aquela que não vai pras araras.
    Logo, logo meu blog deixará de ser "blog" pra ser "site", pois o foco dele realmente é de informação de moda de maneira mais comercial que pessoal, quase um revista eletrônica.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Celina,
      Eu gosto muito mais do que vejo nos corredores e nos bastidores, do que nas passarelas.
      Vou querer muito ver o seu novo site!
      xoxo

      Excluir
  18. Pura verdade,Betty! Criação brasileira no mundo da moda, só vejo em revistas que têm uma coluna "eu que fiz" e olhe la. Eu acho um absurdo o preço de roupas e sapatos de "griffe" brasileira. Não compro nada de marca de luxo, mas meus sapatos sao mais baratos de qualidade muito melhor do que o que vejo em lojas carissimas quando vou ai. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi Chanel, nas Galerias Lafayette, e outras marcas, mais barato do que grifes nacionais! Tem algo de errado com as nossas FW!

      Excluir
  19. Oi Betty
    Além de corajosa, você demonstra que tem personalidade e o Gosto Disto! é a sua "cara" mesmo.
    Realmente eu vi 'Fashion Week' em tudo que foi canto e aqui tivemos outros assuntos e novidades. A sua observação sobre a moda brasileira foi valiosa.
    Bj

    http://12mesesdemudancas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olha Betty eu não sei o que dizer,não sei muito sobre estilistas Brasileiros,mas gostei de saber sua opinião!

    ResponderExcluir
  21. Eu tô achando esse seu novo blog incrível já tô divulgando no twitter: https://twitter.com/EuCrioModa/status/215231733640085504
    E no face: Eu Crio Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, obrigada! Fiquei feliz de ver vc por aqui. Há qto tempo!?!
      xoxo

      Excluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Ihhh Bety nem me fale em SPFW qdo morei em Sampa trabalhei 2 anos seguintes como camareira( Ronaldo Fraga (gênio) e Erika Ikezilli) e em outro ano no stand da Hering , fazendo tye-dye. Só de lembrar tenho, meda rsrsrsrs. Trabalhei pra burro e o salário ohhhhh ...Acho q embolsa muitoooo ainda por lá é o Paulo Borges, já ouvi falar q ele ganha "horrores" pra dizer o contrário. E sobre esse negócio de moda concordo, qdo vc diz " e a verdade é que a nossa moda não existe, existe sim uma cópia requentada da estação passada do hemisfério norte. A moda brasileira está crua e falta muito para que seja chamada de moda." Hoje em dia é só cópias mesmos pra ser mais chique,os famosos fakes :(( e as releituras. Aliás acho q a moda como um todo tá muito pra baixo, nunca mais haverá épocas como 30, 40,50, 60, 70 épocas de inovações, transformações e criações ....que épocas maravilhosas! Adoro história da moda, esse negócio de tendências atuais vejo um e outro , escuto um e outro mais curto muito pouco me informar a fundo, acho chaaaato Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati,
      Na moda internacional nós tínhamos John Galliano, que fazia moda conceitual. Um gênio, mas infelizmente tomou um porre e falou mal dos judeus. Foi abatido a tamancadas pelos judeus. Se tivesse falado mal dos italianos ainda estaria por aí, se falasse mal dos americanos também, mas fez a imensa bobagem de falar dos judeus e todos nós saímos perdendo!
      Os estilistas belgas estão bobando na Europa e nos EUA, mas por aqui é só pobreza de ideias. Infelizmente.

      Excluir
  24. Amei seu blog !
    Retribuindo a visita e seguindo aqui Tbm !

    Bjs

    www.meusluxinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pela visitinha ao meu blog, só hj pude voltar ao meu lindo mundinho e estou retribuindo o carinho. Estou seguindo. Adorei o PAP do sorteio, mt útil.
    bjus

    ResponderExcluir
  26. Oi Betty
    que retrato pessimista da nossa moda rsrs
    mas como diz o ditado tudo se cria...tudo se copia !!!
    eu não sou uma entendedora, então não posso opinar,
    posso só prender ato.

    bacione

    ResponderExcluir
  27. Ai adorei Betty e sigo seu comentario, nao dá pra falar onde todo mundo fala e as vezes fala até melhor....Adorei o post..beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi Betty!

    O que me faz visitar o seu blog é o fato de você escrever muitas das coisas que eu penso, e que tenho preguiça de escrever (risos) Você é muito inteligente e tem um senso de critica otimo! Você já está na minha lista de blogs favoritos!! Sou sua fã!

    Beijoss

    www.isared.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi isa,
      Obrigada! Fico feliz ao ver que não estou sozinha com o que penso.
      xoxo

      Excluir
  29. Oi Betty, desta vez prefiro não comentar, rs. Embora eu goste de ficar por dentro do que está rolando no mundo da moda, mas não entendo muito disso não! Então, para evitar falar bobagens vou ficar off nesta questão, mas não posso deixar de dizer que admiro a sua coragem e competência para falar do assunto!
    Bjsss
    Sileni
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  30. Ameiiii Muitooo Lindoo o seu blog!!
    Segue eu láá? Obrigadaa Flor....
    http://tamara-barbier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nossa muito perfeito adorei
    Também tenho blog se quiser visitar o endereço é http://barbaratomazi.wordpress.com.
    Fique atenta que sábado terá uma super novidade no blog.
    Bjs
    Simone Tomazi

    ResponderExcluir
  32. Betty, falou e disse sobre fashion weeks! Eu gostaria de ir a uma, mas iria sabendo que 90% do que é mostrado é bastante teatral né! Muita encenação e muito pouco "usável". Deixo aqui um beijinho, adoro seus 02 blogs.

    Patricia

    http://enquantomulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Betty,
    Tb já to seguindo e te linkando, se der pra acrescentar os meus na sua lista tb agradeço.bjs!
    Cleo

    www.grandesmulheresbazar.blogspot.com
    www.lookdebrecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oi linda, obrigada pela visita e é claro que te sigo também...bjos.

    http://www.bijouteriastmvbijoux.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Adorei o blog... tbem to seguindo!!!!

    ResponderExcluir
  36. e verdade mesmo muitos blogs falam sobre o assunto____


    beijokas

    http://www.estilopropriobysir.com/2012/06/beauty-color-lancamento.html

    ResponderExcluir
  37. Muiiito estilo né amiga :)

    Seguindo aqui e obrigada pela visita em meu Blog ♥ Sempre Linda ♥

    http://alwaysbeautif.blogspot.com.br/

    Beeeijos adorei sua visita e volte sempre viu!

    ResponderExcluir

Estou respondendo às dúvidas aqui mesmo, pois não está dando tempo de visitar às comentaristas deste blog. Leio todos os comentários e respondo, na medida do possível, por aqui. Desculpe minha falta de tempo.